Sobre

Sobre

A exposição virtual “Portas Abertas para Direitos” surge no contexto do lançamento do Novo Cadastro Único. Ela resgata a trajetória do Cadastro Único e das políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), entrelaçando-a com as histórias de quem teve seus direitos garantidos por meio do Cadastro.

Das cinco regiões do Brasil surgem os relatos que são o coração dessa exposição. Na Reserva Extrativista do Lago do Capanã Grande, no Amazonas, o acesso à água muda rotinas. Em quilombos em Alcântara (MA), sonhar com ser livre anda junto com o combate à insegurança alimentar. Em Belo Horizonte (MG), as portas da Assistência Social se abrem para garantir a cidadania de pessoas em situação de rua. Em Porto Alegre e Alvorada, no Rio Grande do Sul, vidas profundamente abaladas pelas enchentes de 2024 estão sendo reconstruídas, com auxílio de uma força-tarefa de cadastradores. Em Brasília (DF), a história do sonho de uma beneficiária do Bolsa Família que se torna realidade com o ingresso na faculdade de Medicina.

Por meio de seis dimensões dos direitos, contamos aqui como o Cadastro Único abriu portas para políticas sociais de forma transversal. Esse é um convite para adentrar a memória de um tempo de construção de direitos.

Este trabalho foi realizado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e do Cadastro Único (SAGICAD) e em colaboração com a Assessoria de Comunicação do MDS.